Cronograma Aula 4 - Morfologia de Fungos

03-05-2013 01:17

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “GOV. MÁRIO COVAS”

 

Curso: Meio Ambiente

Disciplina: Microbiologia

Data: 03/05/2013

Profa.: Ana Olívia Fernandes

RT: Marili Filiatti

 

Aula Prática 4. Morfologia de fungos

 

Material

 

1. lupa

2. microscópio

3. lâminas e lamínulas

4. placas de petri com os meios de cultivo

5. 3 placas sem meio

6. água esterilizada ou fervida - 100mL

7. alças de platina

8. lamparinas com álcool 

9. alcool 
10. papel absorvente 

11. corante azul de metileno ou violeta genciana (o azul de preferência) 

 

1. Objetivos

a) Identificar colônias de fungos filamentosos em meios de cultivo e alimentos

b) Identificar micélio e hifas de fungos filamentosos

c) Diferenciar fungos unicelulares de fungos pluricelulares através da microscopia óptica

 

2. Meio de cultivo ou cultura

           

            Em laboratório, os micro-organismos são cultivados ou desenvolvidos em material nutriente, denominado meio de cultivo ou cultura. Os meios de cultivo são preparações nutritivas necessárias para o crescimento dos micro-organismos, permitindo seu estudo. Os principais componentes de um meio de cultura são: carbono, açúcares, nitrogênio, fósforo e sais minerais. Outros componentes, mais específicos, podem ser encontrados em um meio especifico para um determinado micro-organismo como, vitaminas e proteínas, entre outros. No meio de cultivo sólido contém um agente solidificante chamado ágar.

 

3. Material e métodos

Parte A

3.1 Repicagem de fungo filamentoso em meio de cultivo BDA (batata dextrose ágar)

a) cada grupo escolherá uma cultura de fungo filamentoso e realizará uma repicagem em novo meio de cultivo

b) com o auxílio de um “cortador de discos” ou de uma alça de inoculação colete uma pequena amostra do fungo e coloque-o no centro de uma placa de Petri contendo meio de cultivo.

c) tampe a placa de Petri e deixe-a em temperatura ambiente por uma semana.

 

A manipulação do fungo deverá ser feita próxima a chama da lamparina ou no interior da câmara de fluxo laminar.

 

3.2 Inoculação em meio de cultivo de leveduras – fungo unicelular

a) dissolver 1g de fermento biológico em 10 mL de água destilada esterilizada

b) colete uma alçada do fermento dissolvido em água e inocule-o na placa de Petri contendo meio de cultivo, seguindo a orientação da professora.

c) tampe a placa de Petri e deixe-a em temperatura ambiente por uma semana.

 

A manipulação do fungo deverá ser feita próxima à chama da lamparina ou no interior da câmara de fluxo laminar.

 

Parte B

 

3.3 Visualização de hifas reprodutivas e esporângios  – fungos filamentosos (bolores)

a) observe com o auxílio da lupa os bolores dos alimentos – pão e fruta

b) retire um pedaço do alimento contaminado, coloque sobre uma lâmina e observe com auxílio do MO a estrutura chamada de esporângio.

 

3.4 Observação no microscópio óptico - Preparação da amostra

a) limpar bem duas lâminas de vidro com álcool.

b) colocar uma gota do corante azul de metileno sobre cada lâmina.

c) com o auxílio de uma alça de inoculação, coletar uma amostra do bolor de um alimento (pão ou fruta) e colocá-la sobre uma lâmina

d) com o auxílio de uma alça de inoculação, coletar uma amostra de um fungo filamentoso contido na placa de Petri  e colocá-la sobre a outra lâmina

e) cubra as lâminas com uma lamínula e observe em objetiva de 4x e 10x

f) desenhe o que você observou

 

Visualização de leveduras - fungo unicelular

3.5 Preparação da amostra de fermento biológico

 

a) dissolver 1g de fermento biológico em 10 mL de água

b) limpar bem uma lâmina de vidro com álcool.

c) colocar uma gota de água sobre a lâmina.

b) com o auxílio de uma alça de inoculação, coletar uma alçada do fermento dissolvido em água e colocá-lo sobre a lâmina

d) cubra a lâmina com uma lamínula e observe em objetiva de 4x e 10x

e) desenhe o que você observou

 

4. Responda em seu caderno

a) Quais são os dois tipos de fungos existente no Reino Fungi? Qual a diferença entre esses grupos?

 

b) Defina micélio.

 

c) Quais os tipos de hifas presentes nos fungos filamentosos?

 

d) Como é dividido o corpo de um bolor comum de pão?

 

e) O que ocorre no interior dos esporângios? Qual a importância dessa estrutura?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lembre-se: Ao terminar a aula, lave e guarde cuidadosamente as lâminas em locais indicados pelas professoras, retorne a objetiva de menor aumento e desligue o microscópio (para não desperdiçar a vida útil da lâmpada e energia).

Bom trabalho!