Jogo Digital

12-08-2013 23:16

Marili Filizatti

Tema ou Assunto: Recursos de Aprendizagem

1. Mídia escolhida:

 Jogos Virtuais

(este é só um exemplo, outras dicas deverão ser dadas para elementos distintos)

 

       
 

1 -      Descubra quem é o elemento da tabela periódica

Dicas:

- Pertence ao quarto período da tabela.

- Possui raio atômico maior que o Cromo.

- Não é metal de transição.

- Não pertence à família dos Metais Alcalinos.

   

Respostas:

https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/03/cadmio.jpg

 

1 .      Ca (Cálcio)

 
 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

2. Objetivos a serem atingidos:

Facilitar a aprendizagem dos conceitos de raio atômico, famílias, períodos, eletronegatividade e elementos da tabela periódica, que são de difícil assimilação pelos alunos de Química.

Proporcionar atividades em grupo de forma a existir colaboração e esforço coletivo para alcance do objetivo principal.

Estimular a aquisição de conhecimento dos alunos através de uma aula dinâmica e interativa.

 

3. Link do trabalho:

 

C:\Users\Visitante\Documents\Marili\UFF\Midias Digitais\atividade3

 

 

 

 

4. Inovação/Criatividade:

Esta atividade, seguindo modelo de EaD, deve ser feita em horário pré estabelecido para que todos participem, num fórum ou vídeo conferência.

Produz-se um jogo de cartas virtuais, onde cada carta possui dicas a respeito de um elemento da tabela periódica que só o orientador tem conhecimento, conforme modelo acima.

Monta-se equipes ou grupos de trabalho para que, seguindo as dicas do orientador (tutor), possam descobrir a que elemento se referem, estes grupos podem usar um chad para se comunicar sem que os demais participantes tenham acesso à seus comentários.

O orientador vai expondo ou digitando uma dica de cada vez, até que um dos participantes manifeste intenção de resposta. Neste momento cessam-se as dicas e o aluno responde. Se estiver correto ganha um ponto e segue-se para o próximo elemento a ser descoberto, se estiver errado continua-se com o mesmo elemento, mas o grupo que errou perde o direito de participação na rodada.

O grupo ou participante deste que primeiro descobrir o elemento da tabela periódica a que se refere o orientador ganha ponto para sua equipe.

Após a descoberta do elemento em questão, o orientador posta a resposta com a foto do elemento para visualização dos alunos.

A equipe que mais pontos possuir ao final do jogo será a vencedora, podendo ser gratificada ou não (pontos extras, elogios, etc).

5. Referências:

 

https://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/26929/mod_resource/content/3/M%C3%ADdias.pdf

https://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/27320/mod_resource/content/1/cap12_gpdoc.pdf